terça-feira, 3 de novembro de 2009

A PIROGRAVURA




A pirogravura é uma arte milenar que consiste em gravar sobre superfícies utilizando uma ferramenta incandescente, o pirógrafo. Temos como exemplo da antiguidade dessa arte uma peça peruana de 700 a.C. Com o passar do tempo a humanidade foi evoluindo sua maneira de gravar seus desenhos e escritos com fogo e calor. Já tivemos pirógrafos de benzina e carvão. Atualmente dispomos do pirógrafo elétrico.



 

OS LIMITES

"Os limites do desenho não se encerram nos contornos físicos da peça em madeira. Extrapolam a dimensão das linhas em figuras diáfanas que contextualizam um ambiente transcendental, sublimado pela magia da madeira, do fogo e do ar em perfeita comunhão dos elementos naturais, que não se subjugam, mas se completam na mais perfeita cumplicidade de texturas, as imagens se harmonizam, há, em cada traço ardente de uma linha imaginária, a singularidade da perfeição de quem vive a arte que faz."


LAMPEÃO E MARIA


Executado em Madeira de Lei, Angelin-Pedra

tam: 50cm x 70cm


"Impossível não perceber a alquimia das formas, a natureza rudimentar transformada, elevada a esferas atemporais, fruto de um trabalho ( ou seria êxtase) sem igual. A conjunção do fogo, da terra (madeira) e do ar no laboratório invisível da alma do artista para, ao final, resultar na mais pura expressão do sagrado, do divino, do profano."


4 comentários:

  1. Que belo trabalho!
    Ana Lee, cantora?
    Ana Lee, paulista ou é outra?
    Parabéns
    Abraço
    érico

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... nada menos que INCRÍVEL!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos trabalhos! Também faço quadros pirogravados, meu blog é chamaartistica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir